• GOES.UECE
  • Linhas de Pesquisa

GOES.UECE



O Grupo GOES.UECE (Grupo de Otimização em Engenharia de Software da Universidade Estadual do Ceará) apresenta-se como um dos pioneiros nacionalmente da pesquisa em um novo e promisor campo da Computação conhecido como "Search Based Software Engineering". O grupo atua na formação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação em Computação. O grupo já participou da produção de trabalhos de conclusão de curso de Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação com temas relacionados ao campo SBSE.

A produção científica do grupo acontece principalmente em eventos de alcance nacional e em periódicos. Além de trabalhos práticos e de aplicação de técnicas de otimização em problemas complexos da Engenharia de Software, o grupo também realiza produção de material teórico sobre técnicas de otimização, como metaheurísticas, e sobre SBSE.

Linhas de Pesquisa


Engenharia de Software

Analisar as fases de desenvolvimento de software para identificação de situações que apresentam problemas complexos ainda não resolvidos pelas técnicas convencionais da Engenharia de Software.

Engenharia de Requisitos

Um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo. São estudadas formulações e soluções de problemas complexos envolvendo requisitos de software.

Otimização Interativa

Estratégia que visa empregar o ser humano de forma protagonista no processo de avaliação das soluções, de maneira que seu conhecimento e demais aspectos psicológicos sejam devidamente incorporados no processo de busca.

Otimização Matemática

Aplicação de metaheurísticas e técnicas de otimização matemática em problemas complexos da Engenharia de Software.